Como escolher as músicas para o Casamento?
Quando os Noivos avançam em sua check list, e na próxima etapa verificam que tem por tarefa o momento da escolha das canções para a Cerimônia Religiosa, no primeiro instante, pode parecer um universo muito desconhecido e assustador. Pois, apesar de em nosso dia a dia, a maioria dos momentos em que vivemos sempre estarmos acompanhados por alguma música, seja no carro, em casa, na Igreja, em um momento de descanso, em uma festa ou até mesmo no trabalho, ou seja, são milhares de possibilidades de músicas, e a cada dia surgem mais músicas de diversos gêneros musicais, o que é evidente que torna essa tarefa ainda mais difícil. É exatamente nessa hora que temos que fazer as escolhas, que sempre nos "dá um branco", fugindo da nossa mente as canções que mais gostamos.
É nesse momento que entra uma parte muito importante da Empresa de Música para Casamento, pois ela que vai dar direção e com muita sensibilidade, assessorando o casal à escolher as melhores canções para determinado momento.
Vários pressupostos podemos utilizar como métricas de afunilamento das escolhas, algumas perguntas como:
1. Minha Cerimônia será na Fazenda, ao Ar Livre, em uma Igreja ou Espaço para Eventos?
Pois, por exemplo; se for na Igreja, devemos nos certificar quanto às autoridades da mesma, se temos alguma restrição quanto a algum tipo de música, para que no momento da cerimônia não tenhamos problemas ao ser vetado pelo Celebrante, por não compactuar com os ritos da Igreja e/ou religiao etc. Obs: (Algumas Igrejas mais tradicionais, só aceitam música Sacra).
Por outro lado, quando vamos para um local mais neutro, um Espaço de Eventos ou um Casamento ao Ar livre, temos mais possibilidades de escolhas e menos restrições, porém, acreditamos que sempre o bom senso dentro do estilo escolhido faz toda a diferença, pois, alguns tipos de canções são mais adequados para o momento da Festa e não para o da Cerimônia Religiosa, que tem que tocar mais o coração para que impulsione e amplifique a emoção vivida naquele momento, e sempre quando escutar novamente aquela canção escolhida, traga lembranças maravilhosas vividas na Cerimônia que ficaram eternizadas.
2. Qual estilo musical escolher?
Para que a empresa mergulhe no mundo do casal, e consiga extrair o máximo a essência deles, é muito válido, os noivos, fazerem uma playlist das músicas ou artistas que fazem parte da vida deles, para que a empresa faça uma análise e não sugira canções que saem fora desse briefing oferecido pelos noivos. Isso ajudará a empresa e o casal geraram uma conexão e sintonia, o que sem dúvidas fará toda diferença.
3. Quantas músicas eu preciso escolher?
Essa é uma pergunta muito frequente que os noivos fazem, como normalmente a definição do Cerimonial (Roteiro) fica para depois, muitas vezes eles não tem muita idéia na prática de quantos momentos realmente terão o casamento, que é em cima desse roteiro que estabelecemos a quantidade de canções.
Obs: Caso seja na Igreja, muito importante verificar qual liturgia que ela utiliza, para saber quais momentos obrigatoriamente é necessário conter e quais podem ser acrescentados.
Abaixo um modelo de um casamento real em uma Igreja Católica e um de uma Cerimônia ao Ar livre para exemplificar:
Casamento em Igreja Católica
Casamento na Fazenda ao Ar livre
4. Quanto tempo antes devo escolher as canções?
Não existe uma regra, mas sem dúvidas quanto antes estiver tudo organizado fica menos estressante, pois, quanto mais próximo do casamento, maior a demanda a ser resolvida pelos noivos.
Portanto, fica a sugestão de fechar essa playlist para esse dia tão importante, com pelo menos 90 dias de antecedência, para que a empresa contratada tenha mais tranquilidade na preparação e adequação dos arranjos que serão executados.
5. Como utilizar as canções escolhidas em cada momento?
Existe muitas dúvidas também sobre esse ponto, pois, os noivos chegaram nas tais canções e agora onde colocar elas?
Levando em consideração um Cerimonial (Roteiro) padrão, a primeira parte é o Cortejo das entradas, por exemplo:
Entrada do Noivo
Normalmente eles têm a escolha mais diferente, exótica, os noivos gostam de ter uma entrada bem marcante com uma canção que muitas vezes mostra um pouquinho de sua personalidade,
Entrada dos Pais
Uma música que faz você lembrar dos seus pais, talvez da sua infância, pode ser uma bela escolha para essas pessoas tão especiais.
Entrada dos Padrinhos
Uma canção mais andante, alegre, que torna dinâmica essa entrada para que não se prolongue muito e até para que as fotos fiquem mais naturais, leves e não tão posadas.
Entrada dos Pajens/ Daminha
Essa escolha muitas vezes requer um pouco mais de sensibilidade, pois, normalmente é atribuída a uma "pessoinha"muito fofa, e talvez canções mais leves ou que remetem a trilhas de filmes infantis, seja uma ótima escolha.
ENTRADA DA NOIVA
É chegada a hora mais esperada! Que os Noivos nos desculpem, mas não há como duvidar que esse momento é o ápice da Cerimônia, e existe todo um encanto em volta desse ato. Hoje em dia não é necessário somente a Tradicional Marcha Nupcial, para que valorize esse momento, mas muitas noivas tem emocionado muitos os convidados, com canções que chegam nos tirar o fôlego, talvez uma canção que faz muito sentido pra ela, e até mesmo o casal, e que tenha um contexto que vai tocar no mais intimo.
Cumprimentos dos Padrinhos e Pais
Esse momento é muito especial também, é quando as primeiras pessoas tem o primeiro contato com o mais novo casal, e as emoções estão à flor da pele, e muitas vezes todos se emocionam. Talvez uma ou até 4 canções que fazem parte dos momentos gostosos com os seus queridos seja a melhor escolha.
Saída dos Noivos
Nesse momento da pra ver estampado no semblante dos Noivos e de todos os convidados uma felicidades indescritível, e nada melhor do que uma música bem animada e viva para celebrar e fechar com muito amor o casamento.
Esperamos que tenham gostado, nós somos Ju&Ju Música para Casamento...